quarta-feira, 6 de julho de 2011

NOSSA PANELA ENTREVISTA - BANQUETEIRA PAULA LABAKI


A Nossa panela Brasil , entrevista hoje uma chefe, banqueteira, ou melhor dizendo, uma cozinheira de mão cheia:Paula Labaki.
Paula é daquelas que busca na cozinha os detalhes,acredita que o visual está intimamente ligado ao paladar.

Não pense que um chefe de cozinha não precisa estudar, ao contrario para estar por dentro de tudo que acontece, um chefe de cozinha precisa de estar antenado ao que o mercado lhe oferece, e com a Paula Labaki não é diferente , agora mesmo ela vem estudando os monstros da gastronomia mundial  que são os chefes Michel Bras, Grant Achatz e René Redzepi.

 Luana Budel  e Paula Labaki 
Nunca esquecendo das origens, pois a Paula foi criada em fazenda,de onde o produto  saía direto da horta para a mesa... totalmente orgânico. Agora sabemos por que esta chefe defende tanto os produtos orgânicos, ela desde pequena comia produtos com boa qualidade.

- Herdei de minha mãe Maria Helena Labaki o amor pela gastronomia meu contato com a cozinha vem desde que me conheço por gente.

Paula começou a trabalhar na área em 1987 e neste caminho cursou Gastronomia na FMU, e fiz vários cursos de aperfeiçoamento. Há 15 anos montou o Lena Labaki Catering onde trabalhamos com todo tipo de evento.

Dentro da gastronomia, atua nas mais diversas áreas.Alem do trabalho como chef executiva no Lena Labaki, atua como Personal Chef, presta consultoria para Restaurantes, Aulas de Gastronomia e Culinária na TV.

Com tudo isto Paula ainda tem tempo pra responder a um chefe metido a blogueiro como eu e como sou curioso fiz algumas perguntinhas para entender melhor o seu dia-a-dia. Confira comigo e se espelhem nesta chefe, que tem muito a nos oferecer e que pra mim é uma das melhores do Brasil.

1 - Para começar defina o que vem a ser um Catering?
Catering é todo tipo de comida transportada, quando uma preparação sai de uma cozinha e vai para outro endereço para ser servida é um serviço de Catering. Muitos associam apenas a aviação mas na verdade ele acontece em milhões de situações. A origem do Catering foi nas guerras onde pessoas perdiam suas casas e ficavam em abrigos e a população ia levar alimentos a estas pessoas.

2 - Finger food moda ou tendência?

Acredito que começou como moda, mas hoje é tendência , as pessoas tem muito mais opção em um cardápio com fingers pois se como pequenas porções de varolas preparações ao contrário do que era antes onde o cardápio tinha menos opções com uma quantidade maior em cada prato.
Eu acho que é tendência e cada vez mais


3 - Como nasceu o finger food?
  • O Finger food dizem nasceu com a atriz inglesa Joan Collin que para nao borrar o  batton pediu em um restaurante para fazem porções para serem degustadas em " uma  mordida " e ai surgiu o Finger food, pequenas porções que podem ser solidas ou liquidas de preparações tradicionais ou de novas criações.


4 - Toda receita dar para ser transformada em finger?
A maioria delas sim, eu tenho brincado muito com essa idéia, servir uma moqueca completa com arroz de coco e farofa em uma colher...as opções são tantas que quanto mais criativo é o chef mais opções o cliente vai ter em sua festa.

5 - O que nunca servir em finger food?
É uma pergunta difícil, fiquei aqui pensando e nao consegui imaginar algo que nao de para servir em Finger food mas ok...vamos dizer que um bom prato de arroz com feijão bife e batatas nao seja a melhor opção para um Finger food...

6 - Quais as vantagens por optar por este conceito?
A vantagem maior é você poder apresentar ao seu cliente um cardápio super variado sem que ele fique pesado e cansativo...assim como a vantagem das pessoas comedem em pé e de forma mais descontraida o que agiliza o serviço e viabiliza muito mais o evento para o cliente.

7 - Esclareça o que vem a ser uma cozinha sustentável?
Uma cozinha sustentável busca o máximo reaproveitamento dos alimentos e sempre busca gerar o mínimo lixo possível. Na cozinha sustentável  procuramos trabalhar com fornecedores de nossa região e com produtos o mais frescos possíveis. Assim como o mínimo possível de descartaveis.

8 - Existem segredos para uma cozinha sustentável?
O maior segredo e estar sempre atento e presente dentro de nossas cozinhas, acho tb que outro segredo e mostrar as vantagens do trabalho sustentável aos funcionários para que eles comprem a idéia junto. Uma cozinha é sempre um trabalho em equipe e se as cabeças estão na mexam sintonia tudo sai melhor e mais facil.

9 - De onde deve partir o conceito de sustentabilidade ?

Do chef , e como disse na pergunta anteriores a informação e os resultados positivos faz com que a equipe toda seja favorecida com a idéia se tornando realidade.

10 - O que um restaurante deve fazer para ser sustentável?
Deve buscar o reaproveitamento, uma utilização consciente dos insumos, buscando sempre os fornecedores próximos e de sua região. Gerar o mínimo possível de lixo, ir abolindo os materiais descartaveis e pensar em seus funcionários como parceiros...isso é o que eu penso.



Para conhecer melhor o trabalho desta chefe entre no seu site www.lenalabaki.com.Br e acompanhe as peripécias  tanto no facebook ou no seu blog www.cozinhadalena.blogspot.com
Uma observação todas as fotos aqui publicadas são de autoria da Paula labaki e tiradas pelo talentoso fotografo Henrique Peron

                                                                                                  até a próxima entrevista............ 

 
Powered by Blogger