terça-feira, 5 de julho de 2011

ESTRELA DO DIA - A MEXERICA

Já reparou que nesta época encontramos esta fruta em abundância?, é só o tempo esfriar que as bancas das feiras ou até nas estradas aglomeram uma fruta gostosa de comer e fácil de descascar: A Mexerica. 


Diferentemente de outras frutas cítricas, a mexerica não possui aquela membrana branca entre a casca e os gomos.




Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente em GoiásMinas Gerais e no Espírito Santo.
Em alguns estados da Região Nordeste, é conhecida como laranja-cravo.
Nos estados do PiauíMaranhão a tangerina é conhecida também como tanja.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.
As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:
·         Mexerica
·         Poncã,Dancy
·         Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
·         Montenegrina
·         Dekopon
·         GTDH-alfaesterase
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.
ATangerina (Citrus reticulata), também mandarina, laranja-cravo, mimosa, vergamota, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido).
O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. 


A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.
Na culinária é usada tanto em sobremesas como em molhos para pratos salgados, a folha de sua árvore pode ser usada para aromatizar arroz, sopas, ou molhos em gerais. Eu mesmo já criei várias receitas com esta fruta , mais na sexta feira vou postar duas receitas ao qual gosto muito, então fique de olho e não perca o post de sexta feira. 

 
Powered by Blogger