segunda-feira, 20 de junho de 2011

BEM COMER - MANTENHA-SE SAUDÁVEL NO INVERNO - POR CECI SANTIAGO


Todos nós sabemos, e a ciencia já comprovou, que quando os termometros caem, as nossas necessidades energéticas aumentam, já que precisamos produzir mais calor.
Nosso corpo realiza um mecanismo natural chamado termogênese, o qual ao ingerirmos alimentos geramos calor e assim, mantemos o corpo aquecido.

Como conseqüência básica, deixamos de lado saladas e comidas leves, temos mais apetite e menos vontade de realizar qualquer atividade física.
Em função dessa equação inversamente proporcional precisamos ter cuidado com os "exageros" típicos do inverno, principalmente com aqueles alimentos muito calóricos e/ou ricos em gorduras.

Aumentar o consumo de alimentos neste período do ano sem cuidados e critérios pode ser perigoso, pois, não tendo exatamente a necessidade real do organismo, optamos por consumir alimentos em quantidades acima do necessário, resultando além do aquecimento do corpo, aumento do peso, prejuízo a saúde e ao desempenho físico.

O mais seguro é aumentar as quantidades de alimentos não muito calóricos e, principalmente, os que têm pouca gordura.


Varie nas opções e crie novos sabores, adicionando verduras folhosas como couve, escarola, espinafre e repolho. Os legumes e verduras são fontes de vitaminas e minerais importantes para o organismo, já que ajudam na prevenção das gripes e resfriados.
 Como exemplo específico podemos sugerir o uso da abóbora riquíssima em antioxidantes no lugar das batatas.
Laticínios com baixo teor de gorduras e açúcares são os mais recomendados nessa estação, como exemplo dê preferência ao leite desnatado ao invés do integral.
Trocar o chocolate quente pela infinita lista de deliciosos chás ajuda a poupar calorias. Você pode incrementar o chá adicionando em seu preparo: leite desnatado, cacau em pó e mel.

Produtos ricos em fibras também podem ter seu consumo reforçado nesse período, pois têm baixo teor calórico proporcionando um maior poder de saciedade.
Podemos e devemos abusar das sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos. Elas serão sempre uma excelente opção de jantar nas noites frias, acompanhadas com torradas integrais e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o aumentar o valor nutritivo. O excesso de óleo no preparo deve ser eliminado
No preparo do maravilhoso rodízio de fondue vamos a algumas dicas básicas:
ü  Fondue de queijo: diminua a gordura e aumente o teor de fibras, trocando os já tradicionais queijos por opções mais light, o pão italiano por pães integrais, incrementando com vegetais como cenoura, tomate cereja ou italiano, abobrinha, couve-flor e brócolis.
ü  Fondue de carne: (frango ou camarão) grelhe as proteínas na frigideira antes de levar à mesa para reduzir a quantidade de óleo.  Substitua os molhos à base de maionese e óleo por azeite de oliva ou iogurte desnatado batido com mostarda, ervas e especiarias.
ü  Fondue de chocolate: de preferência ao creme de leite light e para cada barra de chocolate ao leite, utilize duas de amargo, do meio amargo ou do tipo 70% cacau. A receita ficará mais leve, com menos gordura e mais nutritiva.

 
Powered by Blogger