segunda-feira, 16 de maio de 2011

BEM COMER - PRECISO DE UM DOCE - POR CECI SANTIAGO

Preciso de um Doce .........


É possível praticar uma alimentação saudável sem precisar abrir mão da sobremesa. Qual o segredo???
Se você faz o gênero 'formiguinha', com certeza já se fez muitas vezes esse tipo de pergunta


O açúcar, um carboidrato simples também conhecido como sacarose que possui em média quatro calorias por grama influencia diretamente o processo digestivo o que inevitavelmente se traduz em alguns quilos a mais na balança.


Em média, consumimos 150 g de açúcar por dia, incluindo o açúcar contido nas frutas, vegetais e amidos e também o que está na composição de refrigerantes, bolos, biscoitos, sorvetes e geléias industrializadas.


O açúcar atrelado aos alimentos in natura está sempre ligado a algum nutriente como vitaminas, minerais ou fibras. O restante só proporciona calorias vazias e engorda sem alimentar. É mito achar que o organismo necessita da sacarose. O açúcar contido nas frutas e no mel já é o suficiente.


O consumo diário de doces na forma processada é um vício da vida moderna e a médio prazo, pode trazer vários transtornos, como doenças metabólicas, diabetes e aumento de peso.


O 'adoçar a boca' após as refeições é um hábito mais comum entre mulheres do que homens. Não há nenhuma justificativa no metabolismo feminino para isso. A justificativa mais plausível, é que as mulheres são mais ansiosas e suscetíveis às alterações de humor, principalmente no período pré-menstrual, e isso aumenta a vontade de ingerir doces.


O consumo de açúcar, principalmente na forma de chocolate, desencadeia a produção de serotonina que está ligada ao prazer no cérebro. O efeito, no entanto é momentâneo, mas as consequências não. Costuma provocar aumento de apetite, irritação, cansaço, dor de cabeça no fim da tarde e sonolência após a sua ingestão.


Uma boa maneira de não sucumbir à tentação do brigadeiro todo dia é exatamente incluir o açúcar na dieta de forma equilibrada, com um cardápio balanceado e fracionado em pelo menos quatro ou cinco refeições, contendo todos os nutrientes necessários inclusive o tão desejado docinho.


Use o bom senso na escolha, e opte por sobremesas saudáveis à base de frutas e de forma moderada.


O brasileiro consome pouca fruta durante o ano, em média 62 quilos por pessoa. Isso é menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 100 quilos por indivíduo.O Ministério da Saúde recomenda ingerir de três a cinco porções por dia de frutas variadas. Além dos benefícios nutricionais, ela prolonga o tempo de saciedade por causa da quantidade de fibras, evitando assim o excesso no consumo diário.


Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas são importantes na alimentação diária. O seu consumo, está associado à proteção contra o câncer, várias doenças cardiovasculares e também o nível de colesterol. O melhor jeito de aproveitar tudo o que as frutas oferecem é comê-las inteiras. Com o suco ou a polpa, a ingestão de nutrientes, fibras e outros nutrientes é bem menor.


Para conhecer um pouco sobre o que cada fruta pode nos oferecer, basta observar a cor. As amarelas e laranja, como o abacaxi, a laranja e a carambola, são fontes importantes de vitamina C e de antioxidantes ajudando a combater o envelhecimento precoce. As vermelhas, como maçã, morango e pêra vermelha, colaboram para manter a boa saúde do coração, memória e a prevenir o câncer. As verdes, como o abacate, o melão e a maçã verde auxiliam a saúde da visão e dos ossos.



Quem pensa que o outono é um período improdutivo, caracterizado apenas pela troca das folhas das árvores, está muito enganado! Trata-se de uma estação na qual a colheita de frutas é rica e abundante, assim como a variedade que chega aos mercados e feiras de todo o país.


As frutas são poderesas aliadas no combate e prevenção a doenças. Todas elas em suas peculiaridades trazem benefícios incontáveis a saúde.


Eu já comi as minhas hoje...e vocês não vão comer???






Ceci Santiago assina a Coluna - Bem Comer, toda segunda feira ela nos dará dicas e informações preciosas de como se alimentar melhor
Profissional com formação técnica em Nutrição e algumas especializações.
Docente do curso de Gastronomia da UNIRIO e de Pós Graduação da Gama Filho em Segurança Nutricional.

 
Powered by Blogger