quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOSSA PANELA ENTREVISTA - MÔNICA PESSOA - CHEFE FROMAGÈRE

Quarta feira chegou e o nosso Blog foi atrás de mais uma informação para enriquecer seus conhecimentos sabemos que na gastronomia existe a profissão de Chefe de cozinha, de Enólogo, Nutricionista, Barman e por aí vai.

Surge no mercado uma profissão tão pouco conhecida por nós chefes de cozinha e que não é tão novo assim , afinal já são mais de oito anos que conheço esta pessoa que me surpreende a cada encontro.

Tenho certeza de que você anda curioso pra saber que profissão é esta e já que ir pro final do post para descobrir, não é mesmo?

Mas só para entender o porquê desta entrevista , digo que este blog nasceu das minhas dúvidas e questionamento e por que não compartilhar isto com você?, esta semana andando pelo mercado me deparei com o mundo fascinante dos queijos e observando os transeuntes que ali estavam para comprar queijo, vi que a maioria só comprava a tal de mussarela e ki-sá um queijo branco , e diante de gorgonzolas, provolones, brie, parmesão, roquefort fiquei me perguntando por que não existe a divulgação na mídia deste outros produtos.


Por acaso você já viu Marcos Palmeira fazendo uma propaganda de queijo??, ou Cláudia Raia falando que adora comer Gorgonzola?, pois bem eu não lembro disto não, no máximo de que me lembro foi daquele cream cheese da PhiladelPhia  cuja propaganda foi feita por uma grande amiga de Sampa a DENIBLOCH, irmã da atriz Débora Bloch e mais nada.

Mônica Pessoa
É claro que fui procurar ajuda e nada melhor que falar com uma especialista no assunto e não estou falando de uma fabricante de queijo e sim de uma ENTENDEDORA DE QUEIJOS, sim ela mesmo Mônica Pessoa a única no Brasil(pelo menos ao qual sabemos) que entende do assunto. E eu aqui vou chama-la de CHEFE FROMAGÈRE.

PS.: Nem o barraco que aconteceu em frente ao prédio dela desestimulou a nossa harmonização, também mora mal, fazer o quê, quem manda morar na Barra da Tijuca?????? RSSRSRSRSRS.......


Batem um bolão, cada um na sua especialidade

Para uma pessoa que odiava queijo e que nem conseguia chegar perto,ela até que sabe muito, digamos que numa comparação por alto ela é o nosso Ronaldinho (GAÚCHO, EU DISSE GAÚCHO)  dos queijos.


Os Livros de Cabeceira da Mônica
Mônica foi atrás de informações, quase que se enclausurou para poder aprender a respeito do assunto, ela que é formada em Marketing, ganhou dois livros( que guarda até hoje como livro de cabeceira) a respeito do assunto e literalmente os devorou e isso sem saber falar Francês na época, tanto foi sua avidez para dominar o tema.

Ah!!!!!! nada como comprovar a veracidade dos fatos e quem mostra a cobra também tem que mostrar o pau ( não necessáriamente nessa mesma ordem , rsrsrsrsrs), fui conferir "in loco" o que ela me respondeu, e fizemos uma linda harmonização de queijos e cervejas.

Cerveja Monasterium, deliciosa
- cerveja?? como assim ??? sim meu caro blogueiro CER.VE.JA., ou você pensou que queijo só harmoniza com vinho ????, engano seu, já se foi o tempo que era só vinho, queijos harmoniza até com café.

Quer saber mais leia a entrevista na íntegra com esta mulher de personalidade forte, de olhar marcante e uma sabedoria de vida maravilhosa.


Olhem a cremosidade deste Gorgonzola
1. Mônica,qual o nome correto que podemos chamar a sua profissão?

Degustadora, Analista Sensorial, fromagère


2. Onde nasceu a idéia de montar um grupo de apreciadores de queijo? E por quê?
A idéia de criar a ABDQ surgiu em uma noite fria na cidade de Tiradentes, ao querer saborear uma tábua de queijos em um dos principais restaurantes da cidade, e me troxeram queijo provolone, prato e parmesão,ai me dei conta da necessidade de se criar a cultura de degustação do produto e incentivar seu consumo, um prazer gastronômico ainda pouco difundido no Brasil.


3. Queijo combina com todos tipos de bebida?? E se combina cite um exemplo novo?
O queijo ele harmoniza com vinhos, cervejas e até mesmo com café. A grande novidade do mercado é a cerveja com queijos, e tenho tres preferencias nesta harmonzaçaõ: Brie com damasco e Monasterium, Serra da estrela com maçã e quadrupel da walls, e gorgonzola figo rami e demoiselle


4. Existe uma faculdade ou curso para o estudo de queijo?
Existem escolas para se aprender a fabricar queijos, mas sobre queijos e degustações existe a ABDQ, rsrsrs...


Este figo Rami combinado com Gorgozola é tudo de bom
5. Quantos profissionais no Brasil existe iguais a você?
Que eu saiba só eu. Todos que conheço são mestre queijeiros mas não avaliadores


6. Se você fosse um queijo qual seria?
Roquefort- Personalidade forte, sempre presente, ou amam ou odeiam. Se hamoniza por contraste ou semelhança


7. Cite uma heresia ao qual você acha que o povo brasileiro faz em relação à queijos?
Em uma festa de queijo colocar o provolone para se degustar junto dos outros queijos.








Adicionar legenda
 8. Qual é o rumo da fabricação do queijo no Brasil?
O queijo no Brasil tem crescido muito, os pequenos fabricantes estão bem preocupados com a qualidade do queijo, não apenas a comercialização como vem acontecendo ha alguns anos


9. Estamos prontos para exportar queijos?
Estamos prontos para exportar, mas depende para que mercado vamos mardar. Digo que estariamos fora do mercado Frances, Italiano, Holandes, Dinamarques... Temos um mercado legal nos USA, Mercosul,..


No sentido do relógio,
 queijo do Reino, Prato, Colonial e Minas Frescal
10. Existe queijo tipicamente brasileiro?
Sim, Queijo Reino, queijo Prato, Minas Frescal, Colonial, e outra invenções que vem surgindo no mercado.


11. Quantos tipos de queijo, pelo menos existe catalogado no mundo?
Perdemos a conta, só na França são mais de 365 tipos fora os queijos dos outros países


12. Existe regras na hora de comprar um queijo?
Sim. Primeiro escolher um bom fabricante e depois alguns queijos procurar pelos mais maturados, os queijos que são fracionadaos pela loja avaliar data, cor textura.


13. Como armazenar corretamente o queijo?
Sempre em geladeira, na gaveta de verduras e o melhor local de armazenamento pois lá a temperatura e a úmidade é adequada, mas longe das verduras, embalado no filme depois aberto


14. Tecnicamente é possível fazer queijo em casa?
Até pode se fabricar queijos em casa, como muita gente fabrica o minas frescal, mas podemos tambem transformar o queijo minas frescal em um queijo de massa cozida quando ele estiver começando a ficar com sua massa modificada.


Comida Tailandesa combina com queijo? boa pergunta
Mônica Pessoa
15. Existe várias receitas na culinária com queijo, qual tipo de culinária o queijo não combina?
Tailandesa,?!? Uma boa pergunta mesmo assim fica a dúvida


16. Quais queijos não podem faltar numa tábua de queijo?
Um queijo de mofo branco (brie, camembert..) mofo azul (gorgonzola, roquefort...) massa amarela ( gruyere, emmental, asiago, grana padano...)


17. Como reconhecer um queijo fresco e um já maturado?
Dependendo do queijo ate apertando com as pontas dos dedos, mas o ideal é sentindo o aroma e o sabor


 
  
 
Nossa degustação ocorreu num lindo final de tarde e os queijos degustados foram:Cablanca, Brie, camembleu, gorgonzola(CRUZILIA  rotulo azul), montannhes e aquele patezinho de foie que veio de Paris ( chique não!!!!) , não esquecendo das geleias de jaboticaba e maracuja.
 
Mediante a tanta curiosidade estou montando um grupo de 20 pessoas para realizarmos uma harmonização de queijos e cervejas, o intuito é conhecer um pouco mais deste tema tão pouco explorado por nós. 

Este encontro será  no dia 09 de Abril de 2011, na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro onde estará incluso a harmonização e alguns pratos feito com queijo que a Mônica preparará e eu colocarei a salsinha picada.
 
Quem quiser fazer parte deste grupo seleto é só mandar um e-mail para mpessoa@opelink marcando seu lugar, a Mônica dará as coordenadas da forma de pagamento.
e até a próxima entrevista....

 
Powered by Blogger