terça-feira, 11 de janeiro de 2011

COXINHA DE GALINHA, QUEM NÃO GOSTA ???

Viajar é sempre bom e viajar para rever grandes amigos é melhor ainda. E foi isso que fui fazer na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. As cataratas do Iguaçu é linda e energizante e nada melhor do que começar o ano lavando a alma e purificando o coração.

Mesmo de férias não dá pra ficar parado e não olhar o que acontece a sua volta, dentro de muitas coisas que vi e que experimentei ao longo dessa viagem e que posteriormente colocarei aqui, queria destacar uma iguaria que está em todo o País.

Tenho a certeza de que todo mundo já comeu uma, e os mais Lights estão fazendo a receita agora assada para diminuir a culpa, mas não tem coisa melhor do que uma boa COXINHA DE GALINHA  de padaria.

E para minha surpresa eis que encontrei talvez a que seja a melhor coxinha de galinha do Brasil. Massa leve, recheio saboroso, crocante, simplesmente deliciosa. E foi  na Padaria ( Confeitaria) Jauense de foz do Iguaçu, uma padaria que possamos de chamar de conteporanêa, pois ela foge do padrão das padarias , está mais para uma lanchonete do que para uma padaria.

Sua vitrine é incrível nos instiga e nos faz salivar com todos itens existente nela. Bolos decorados, salgados diversos, se tem uma coisa do que gosto muito quando vou a uma padaria é de coxinha de galinha e não daria de deixar de falar desta coxinha.

A coxinha é um salgadinho brasileiro, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango. Muito apreciado é o recheio de carne de frango cozido, desfiado e misturado com queijo cremoso, como o catupiry.Eu gosto muito das massas que são feitas com batata, pois as deixam mais leves e e mais saborosas. já vi receitas que na massa utilizam leite, algumas usam batata e farinha de trigo. enfim aqueles que ganham dinheiro com esta iguaria deveriam se espelhar na Padaria Jauense tenho certeza de que iriam ganhar mais dinheiro.


Modelada em formato de coxa de galinha é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente.


A coxa creme é uma versão feita com uma coxa de frango inteira. Às vezes, é feita também com a sobre-coxa, envolta na massa básica.

E para ter certeza do que estou falando acabei por repetir a dose e indo novamente a Jauense para ter certeza mesmo de que esta coxinha é muito boa, e não é que é??? Nossa já estou com saudades.

Dá uma olhadinha no site da Confeitaria
www.confeitariajauense.com.br



COXINHA DE GALINHA COM MASSA DE BATATA

Ingredientes
1 kg de peito de frango  com osso
1 kg de batata
1/2 maço de salsinha

1 ramo de alecrim
1 cebola cortada em quatro partes
1 tomate sem semente picado grosseiramente
2 1/2 L de água
sal a gosto


200 gr de margarina
1 kg de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho picado
salsinha picada a gosto

1/2 xicara (chá) de leite misturado com 1 clara de ovo 
farinha de rosca o suficiente para empanar ( prefira aquelas feita em casa) 
óleo ou gordura vegetal o suficiente para fritar

Modo de preparo
Em uma panela grande colocar o frango, as batatas, 1 cebola, o tomate, 1/2 maço de salsa, 1 ramo de alecrim os 2 1/2 L de água.



Deixar cozinhar até o frango e as batatas ficarem macios. Reservar separadamente o frango, as batatas e coar 2 litros do caldo do cozimento. Desfie o frango e reserve.


Numa panela refogue no azeite a cebola, o alho junte o frango defiado e junte a salsinha picada , mexa muito bem. desligue o fogo. Reserve.  


Esprema as batatas, coloque em uma panela com o caldo coado e leve ao fogo alto. Quando abrir fervura, acrescente a margarina até derreter. Adicionar a farinha mexendo energicamente até a massa desprender do fundo da panela.


Deixar a massa esfriar e, em seguida, tomar pequenas porções de massa e vá recheando com o frango. Modelar as coxinhas, empanar passando na clara batida com leite e no pão ralado (farinha de rosca).

Fritar em óleo bem quente e deixar escorrer bem em papel toalha antes de servir.


 
Powered by Blogger