sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CAL "DINHO" VERDE


Reparando bem a minha familia realmente até que tem certos dotes culinários.

DESCUBRA O WALLY
A minha irmã caçula (das mulheres)  é a Rainha dos salgadinhos e realmente os salgadinhos são um espetáculo. 

A irmã do meio adora fazer comida pesada tipo mocotó, dobradinha e outras coisas mais que ajudam a curar uma boa ressaca (e não é por mal não é uma delicia,talvez seja por causa das cervejas que ela toma). 

E a outra irmã beeeeeeeem mais velha do que eu (olha essa é que cozinha mais), ela é rainha da comida congelada, como gosta de comprar comida congelada e servir pra gente , agora entendo por que sua cozinha é um luxo só.

Agora meu irmão caçula, tchutchuco do papai, coisa fofinha, (é só olhar na foto ao lado)Leandro ou melhor "Dinho"  é o Rei do caldo verde, mas não pense que ele gostava de cozinhar nãoooo!!!!!, ele foi praticamente forçado por que senão morreria de fome.

Ele pequeno
Teve uma época quando moravamos em São Paulo, ele foi morar comigo. 
Boyzão, garotão sarado, filhinho de papai (só do papai) não gostava de fazer nada, aliás!!!, gostava sim!!!, adorava sair com meu carro pra namorar, isto ele fazia bem, ohhh!!! se fazia. Até que ele se viu sozinho em minha casa e com fome.

O moleque me liga em pleno trânsito louco de Sampa e fala o que tem pra comer??? ah!!!! que bonitinho não é mesmo, sabe qual foi minha resposta: se vira mano (eu já tava com sotaque de paulista), faz o arroz que estou com fome, ele me respondeu: mas eu não sei fazer!!!!!

Não é que ensinei o moleque a fazer arroz, falando no celular e no trânsito!!!( ainda bem que naquela época ão tinha multas)!!!.

Cresceu e virou isso
Quando cheguei em casa me deparei com o arroz pronto, mas aquele arroz que nem cachorro come, e não comia mesmo, acho que ele entendeu que iamos fazer comida japonesa, o arroz empapado sô!!!.

Bom, tudo isto para contar que depois deste episódio, ele teve que se virar, e o danado foi melhorando(pelo menos em minha casa) e começou a testar coisas na cozinha, um dia era ovo frito, outro dia ovo frito, no outro também ovo frito, só que este carregado no sal.

Ainda por cima é sofredor
Mas para minha surpresa, eis que um dia cheguei em casa e ele estava com um caldo verde pronto, nossa que delicia, eu até hoje não sei se era fome ou se estava bom mesmo, só sei que no final o safado pegou o meu carro pra sair com uma garota e ainda por cima com tanque cheio. É irmão caçula tem dessas coisas. Será que ele me engabelou???


Couve Galega
O caldo verde é uma sopa de couve galega, (aqui feita com couve manteiga)tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas. aqui no Brasil dependendo da região sofre algumas modificações.









Para uma degustação típica minhota a sopa é servida em tigelas de barro, regada com um fio de azeite, acompanhada das rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho( No Brasil , se bobear é servido com cerveja mesmo). Devido à sua simplicidade e leveza come-se no início da refeição ou numa ceia tardia.



É costume consumir caldo-verde depois da meia-noite, e em plena madrugada nas festas de passagem de ano

Nas festividades dos santos populares, o caldo-verde também é um dos pratos obrigatórios
A par com a canja de galinha, a sopa de caldo-verde é das sopas tipicamente portuguesas mais fáceis de preparar e das mais populares.


Segue o meu Caldo Verde e não a receita do meu irmão, tenho certeza de que ele vai mandar para ser postado aqui.


CALDO VERDE
Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
2 batatas médias

1 tablete de caldo de galinha
1 colher ( sopa ) rasa de sal ou a gosto
5 xícaras (chá) de água

1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras
1 lingüiça portuguesa(ou choriço de carne) defumada cortada em rodelas

Modo de Preparo
Na panela de pressão e em fogo médio doure no azeite a cebola e o alho, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos, começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar, até a batata desmanchar. Em seguida, bata tudo no liquidificador.

Acrescente as rodelas de linguiça portuguesa ( ou choriço de carne) e ferva por uns 5 minutos. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga
Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons


 
Powered by Blogger