segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SAPOTI VOCE CONHECE????




Sapoti


O sapoti, cujo nome científico é Manilkara zapota, pertence à família Zapotaceae. É uma fruta muito saborosa, proveniente da América Central, foi espalhada para outros continentes. É encontrada em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname dentre outros. No Brasil, é encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste, como nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em razão destas localidades possuírem clima tropical, quente e úmido ou seco, favorável ao seu crescimento.


O fruto é rico em vitaminas B, C, ferro, fósforo, cálcio dentre outros, é utilizado em muitas receitas da culinária, consumido ao natural ou na forma de doces, sucos e bolos. A madeira pode ser utilizada em carpintaria.



Suas características envolvem uma casca de cor que varia entre castanho e marrom. A casca é fina e internamente há uma polpa de cor amarelada. Seu tamanho varia entre 3 e 10 centímetros de comprimento. Sua forma pode ser arredondada, achatada ou esférica. Pode haver a presença de até 12 sementes. O sapoti tem diferentes variedades, que incluem os nomes Brow Sugar, Modello, Russel, dente outros.



A planta pode alcançar até 20 metros de altura com tronco ramificado e com folhas que chegam a 15 centímetros de comprimento e 7 de largura. O sapotizeiro adulto produz seus frutos a partir de 5 anos ou mais de vida. Atualmente, o sapoti é estudado pela Embrapa no Brasil e sua produção e comércio são crescentes, possuindo assim grande potencial econômico.






Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola



 
Powered by Blogger